Pages

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Diogo, o corrupto!


Vereador Diogo (PT)
Efeito causa
DAM - Arrecado em nome de Diogo
Em se tratando de tudo aquilo que era ilegal, imoral, aético e que engordara bastante a evolução patrimonial do Ex-Prefeito 171, Ex-Secretários e Ex-gestores de governo do município de Coroatá. Isto o povo coroataense pode ter a mais absoluta certeza e, sem medo de errar, afirmo-lhes: que a corrupção ficará como marca registrada na administração passada.
Por diversas vezes, durante os oito anos do então Prefeito 171, os casos de corrupção não foram combatidos como deveria ter sido. Ou seja, a coisa passava batida e ficava impune! O então Prefeito 171 sequer procurava abrir uma sindicância para se chegar a um inquérito policial, a fim de identificar os verdadeiros culpados, e que de forma sorrateira desviavam verbas públicas federais, estaduais e municipais. 

O Ex-Prefeito 171 apenas colocava em ação e em cena, a famosa 'Operação Abafa'. Simplesmente mudava, trocava de lugar o agente público nomeado por ele que infringiu, quem cometeu a ação delituosa. Por exemplo, se o roubo acontecia na Secretaria de Finanças, o servidor era encaminhado para a Secretaria de Educação. E assim por diante!

DAM - Arrecado em nome de Diogo
As evidências, as provas da prática de corrupção ativa estão aqui, hoje, postadas, para que a população saiba passo a passo, como o então famigerado Secretário de Agricultura do Município de Coroatá, Raimundo Nonato Gonçalves Diogo, fez a prática de ilícitos nos dois primeiros anos, no primeiro mandato do Ex-Prefeito 171. Onde locupletou-se de verbas públicas federais, estaduais e municipais quando surrupiava e desviava de forma criminosa, sem sequer ao menos ter sido molestado ou incomodado pelo ex-gestor de Coroatá.

Conduta dolosa

Como pode um simples Secretário emitir Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs), em seu próprio nome e CPF, se o município de Coroatá, ou seja, a Prefeitura de Coroatá é Ente de Direito Público.

Possui Inscrição no CGC do Ministério da Fazenda e junto ao cadastro do Tesouro Nacional. E que é para tal fim o verdadeiro agente público arrecadador de taxas, tributos, multas e etc., daí por diante repassá-las para os cofres da própria Receita Municipal de Finanças, ora ficando à mercê de um gestor corrupto que usurpava de tais verbas. Ou seja, o desvio de conduta era eminente, então porque ficar impune todo esse tempo em que foi secretário? 
DAM - Arrecado em nome de Diogo
Fazer o que fez, conforme, os documento abaixo que mostram claramente essa prática criminosa, é injustificável! Pelo visto, o então secretário só declarara 30% sobre o que era arrecado. a fatia maior, o mesmo embolsava; cerca de 70%, ou seja, em espécie. Vejam que os documentos são originais e expedidos em nome do então Secretário Diogo, inclusive, o seu CPF. Pode um negócio desse???  
Evolução patrimonial oriunda do dolo


A evolução patrimonial do então Secretário Diogo, hoje, vereador reeleito pelo Partido dos Trabalhadores, embora sendo empregado público federal, porém afastado de suas funções na FUNASA. Percebia pouco mais do que R$ 1.750,00 (Hum Mil Setecentos e Cinquenta Reais). Dessa forma, ele não teria condições financeiras para sair da casa alugada em que morava para morar em uma mansão murada com paredes que chegam a medir 3.5 metros de altura e que tem em seu perímetro todo protegido por uma cerca elétrica. Uma mansão que sequer não foi financiada pela Caixa Econômica Federal (CEF), e nem tampouco, financiada por qualquer outro agente do sistema financeiro. 

Origem do roubo

Segundo informações obtidas por este blog, junto a um ex-servidor, que trabalhava como administrador do Mercado Público Central, toda a arrecadação que era feita no referido órgão, era entregue em espécie às mãos do então Secretário de Agricultura, sem que o servidor pudesse tirar qualquer quantia do dinheiro para comprar qualquer tipo de material de limpeza para higienizar o próprio mercado. Quando, certa  vez ousou tirar algum dinheiro da renda arrecadada para limpar o mercado. Foi sumariamente demitido pelo Secretário corrupto. Só foi reconduzido de volta ao cargo, porque o então Presidente da Câmara foi comunicado sobre o fato, e aí o reconduziu à função de dantes. 

O caso de corrupção ativa praticada pelo Secretário Diogo, chegou ao conhecimento do Ex-Prefeito 171, através do também Secretário de Administração, Godô Brandão. Que o delatou ao ex-prefeito 171. Que logo checou a veracidade dos fatos. Comprovada a corrupção ativa do Secretário Diogo, ele foi afastado do cargo naquela enfadonha Reforma Administrativa ocorrida em 27 de janeiro de 2007.  Nessa mesma leva foi junto com ele, a sua irmã e Secretária de Educação, Profª. Arly Gonçalves. Cujo escabroso caso de desvio de verbas públicas federais da Secretaria de Educação de Coroatá, até hoje, não ficou totalmente esclarecido pelo também ex-vereador, esposo e cunhado WS. Que quando vereador apenas fazia ameaças veladas aos demais pares e membros do grupo político amovelista, como forma de intimidar os supostos envolvidos que, à época, procuraram denunciar essa corrupção latente na gestão passada, mas eram encalacrados pelo emblemático vereador WS. 

Por outro lado, até então, o Ex-Prefeito 171 não sabia que o mercado rendia aos cofres do município cerca de R$ 18.000,00 (Dezoito Mil Reais), mensais. E que toda essa dinheirama não passava pela arrecadação municipal. Entrava sim, mas para os bolsos do Secretário Diogo Gonçalves.
Compra local
Recibo de Produtos do Compra Local

Outro Programa do Governo Federal que foi surrupiado, acintosamente pelo Secretário de Agricultura, Diogo Gonçalves, é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Agricultura. Inclusive,  até o presente momento, o município de Coroatá continua inadimplente junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).  Vide as imagens documentais e comprobatórias de mais um caso de corrupção ativa praticada pelo Secretário. Recibos emitidos e assinados por ele mesmo, quando efetuava a liberação desses recurso federais sem a mínima transparência, sem obedecer a nenhum dos princípios da Administração Pública, como requer o Art. nº 37, da Constituição Federal. Em negrito preservamos a identidade do produtor rural que fornecera uma série de produtos ao Compra Local.


Por isso é que o vereador Diogo (PT), no final do ano passado fez um eloquente discurso, fazendo apologia à corrupção. Isto é, que a corrupção vai perdurar até o final dos tempos. Aliás, apoiará em 2014, para deputado estadual, o Deputado Bira do Pindaré (PT), que recentemente foi condenado por ato de improbidade administrativa por ter desviado recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), quando era chefe da DRT-MA.
Moral da história


É um corrupto apoiando outro corrupto! Só assim, ambos fazem valer o jargão popular: "Ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão".

Talvez, sem medo de errar, podemos afirmar. Mas, desta vez, com o intuito de dar apoio a políticos que não têm nenhuma identidade política com o perfil do município de Coroatá. Poderá até obter alguns votos dos coroataenses, como por exemplo, obteve; Graça Paz, Carlos Filho, Nice Lobão, Domingos Dutra, Bira do Pindaré, e, provavelmente, outros tantos que virão mentir para pescarem esses votos e, depois, sumirem de vez do contexto político de Coroatá.

Enfim, Toda calma é pouca neste momento bem delicado em que vive à população coroataense, quanto à escolha dos seus novos representantes. Nem sempre o novo significa mudança, renovação. Esses filmes nós já vimos em outras versões, ora reeditadas e remasterizadas, e que não deram certo!!!
Muitas das vezes a emenda sai pior que o soneto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.